quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Filmes de adolescente

  Todo mundo já assistiu à algum filme em que os personagens são, em maioria, adolescentes e provavelmente também se passa em algum high school da vida. Muitas vezes esses filmes não são levados à sério, o que se justifica pela quantidade enorme de filmes bobinhos produzidos com essas características. Porém, algumas pérolas do cinema são produzidas com esse tipo de história, que ainda acaba contando com a jovialidade e senso de humor peculiar que seus personagens trazem.

1. Juventude transviada

  Eu já dediquei um texto inteiro neste blog só a James Dean, com destaque à "Juventude transviada", o filme que definitivamente o tornou um ícone. Este é o único filme desta lista que não aposta na comédia, se confiando na carga dramática, em média, drama adolescente levado a sério gera conflitos pobres, mas talvez porque os conflitos destes personagens sejam tão identificáveis e gerem cenas tão boas como a inicial, a briga com as facas e a corrida de carros perto do precipício, os personagens parecem reais e sua trama não tão absurda. Como alguns outros títulos desta lista, o visual marcou época com a jaqueta de couro vermelho usada por James Dean no filme, reverenciada até hoje no mundo da moda.

2. O Clube dos Cinco

  Se tem um filme adolescente que atravessou gerações este é "O Clube dos Cinco". Dirigido por John Hughes, cineasta de outros clássicos adolescentes como "Curtindo a Vida Adoidado" e "Gatinhas e gatões", o filme conta a história de cinco adolescentes obrigados a passar um dia de sábado juntos cumprindo detenção. Apesar das diferenças aparentes, os personagens encontram muito em comum e também conquistam o público representando vários tipos de personalidade e conflitos bem reais que adolescente passam (pressão dos pais, perspectiva de carreira e não se identificar com a maioria das pessoas). A cena da dança e as confissões dos personagens (que não estava escrita no roteiro e foi fruto da improvisação dos atores) são as mais marcantes. 

3. Atração Mortal

  O filme que lançou a carreira de Winona Ryder lá no final da década de 80 se tornou um clássico cult. O filme é uma dark comedy sobe quatro garotas,três chamadas Heathers, que são as mais populares da escola, elas recentemente aceitaram uma garota chamada Veronica (Ryder) no grupo, mas ela sente falta dos seus amigos menos populares até conhecer o misterioso J. D, interpretado por Christian Slater. O filme é cheio de momentos surreais e engraçadíssimos.

4. As Patricinhas de Beverly Hills

  "As if!" O filme de moda inspiradora e vários bordões é um dos mais populares desta lista apesar de ter sido feito há vinte anos. Ele recentemente foi lembrado no vídeo da rapper Iggy Azalea da música "Fancy" e lançou a carreira de vários atores que se tornaram conhecidos, como Paul Rudd e Brittany Murphy. É uma adaptação do romance "Emma" de Jane Austen se passando nos tempos modernos, nele, a patricinha Cher (Alicia Silverstone) age como cupido juntando vários casais, mas tem dificuldade em arranjar um namorado para si mesma. 

5. Jovens, loucos e rebeldes.

  O filme dirigido por Richard Linklater, da trilogia "Antes do amanhecer", "Antes do pôr-do-sol" e "Antes da meia-noite" e "Boyhood", foi lançado em 1993, mas se passa em 1978, também tendo em seu elenco atores que se tornariam famosos como Matthew McConaughey, Ben Affleck e Milla Jovovich. O filme retrata o cotidiano de um grupo de jovens na época de drogas e rock'n'roll do final dos anos 70. 

6. Meninas Malvadas

  Esse filme é simplesmente brilhante, daqueles que a gente deve voltar a assistir de tempos em tempos. Primeiro roteiro de Tina Fey, do Saturday Night Live, conta a história de uma garota que se muda da África para os Estados Unidos e vai para a escola pela primeira vez após ter sido educada em casa a vida inteira (Lindsay Lohan) e o impacto que ela tem do sistema de "panelinhas" da escola. O filme é hilário e o roteiro é muito bom, tendo piadas muito bem pensadas. 

7. Hoje eu quero voltar sozinho
                                     

  Um dos filmes de mais destaque do cinema nacional dos últimos anos, "Hoje eu quero voltar sozinho" é um filme meiguíssimo estilo "descoberta pessoal" que conta a história de um adolescente cego que se apaixona pelo seu colega de sala de aula novato. O filme mostra o relacionamento do personagem com seus pais e sua melhor amiga e diferente dos outros filmes desta lista permite uma identificação maior do público por se passar em uma escola de ensino médio brasileira.