Documentário é um gênero de filme bem distinto. Nem todo mundo que gosta de cinema tem um gosto para ele. Muito se acredita que os documentários são chatos ou não são capazes de proporcionar uma narrativa original. Mas nada disso é verdade, pois muito documentários são extremamente envolventes e trazem uma emoção a mais ao espectador por saber que são imagens reais e é tudo verdade.
Uma noite em 67
Documentário nacional que narra um dos famosos festivais de música da TV brasileira no ano de 1967. Transmitido pela Rede Recorde, o festival contou com Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Roberto Carlos apresentando suas então inéditas "Roda Viva", "Alegria, alegria", "Domingo no Parque", entre outras. Além de acompanhar o festival como se ele estivesse acontecendo pela primeira vez, o filme narra histórias de bastidores e traz entrevistas com vários envolvidos no festival, inclusive com os seus personagens ilustres.
Rock Brasília
Mais um documentário sobre música nacional, este apresenta a ebulição do rock na década de 1980 em Brasília. Período em que bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude surgiram. Sob a liderança de Renato Russo, esses jovens brasilienses fãs de punk rock se juntaram e após muitos obstáculos atingiram sucesso nacional com as suas bandas.
Senna
Uma produção inglesa sobre a vida e carreira de Ayrton Senna, do seu primeiro ano na Fórmula 1 ao fatídico ano de sua morte; com destaque às suas maiores vitórias, sua rivalidade com Alain Prost e seus esforços para tornar a Fórmula 1 um esporte mais seguro. Produzido pela mesma equipe responsável por "Amy", sobre Amy Winehouse.
O equilibrista
Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, "O equilibrista" conta a história de Philippe Petit, artista circense francês realizador da proeza de atravessar as torres gêmeas em uma corda bamba no ano de 1974. Com entrevista dos envolvidos,o evento é recriado a partir das entrevistas e de uma encenação, o mais interessante é observar como as pessoas envolvidas, principalmente o próprio Petit contam a sua história.
What happened, Miss Simone?
Documentário biográfico sobre a cantora Nina Simone produzido pelo Netflix. Da sua infância ao começo do seu sucesso, sua luta incansável pelos direitos civis durante a década de 60 e sua decadência apesar do seu enorme talento. Para conhecer uma voz inesquecível de uma cantora e de uma mulher marcantes.
Citizenfour
Mais um vencdor de Oscar, "Citizenfour" mostra em detalhes uma história que nós ouvimos muito falar na mídia há alguns anos, a de Edward Snowden. O filme acompanha o momento em que um então desconhecido técnico da NSA (agência de segurança americana) entra em contato com um jornalista, Glenn Greenwald, e a diretora do filme, Laura Poitras, para revelar como a agência espionava qualquer civil a partir da telefonia e das redes sociais. Grande parte do filme foi filmado em um quarto de hotel em Hong Kong, onde este encontro aconteceu, além de explorar a reação internacional quando a revelação é feita para os meios de comunicação. Uma produção da HBO.
Weiner
Lançado no Festival de Sundance do ano passado, este documentário pode ser difícil de assistir. Ele acompanha a campanha para prefeito de Nova York de Anthony Weiner em 2013 após um escândalo sexual o ter forçado a abdicar seu cargo de deputado em 2011. Apesar de seu carisma e habilidade de ganhar eleitores, mais escândalos sexuais envolvendo trocas de mensagens com conteúdo explícito nas redes sociais com diversas mulheres- nenhuma delas a sua esposa- destroem a sua campanha, mesmo tendo chegado a ocupar o primeiro lugar nas pesquisas de voto. É assistir a ridícula derrocada de um político promissor a uma piada nacional.
Lixo Extraordinário
Uma produção anglo-brasileira, "Lixo Extraordinário" acompanha um dos trabalhos mais marcantes do artista plástico Vik Muniz. Quando Muniz resolve recriar imagens de pinturas famosas usando lixo como matéria prima e catadores do aterro sanitário Jardim Gramacho como modelos. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011.
Trabalho Interno
Documentário que superou "Lixo Extraordinário" na disputa pelo Oscar de Melhor Documentário (há controvérsias), "Trabalho Interno" é quase maçante, mas tendo a crise de 2008 nos Estados Unidos como tema, não dá para dizer que o assunto não é interessante. Sendo capaz de ensinar termos complicados para o mais leigo em economia e explorando até os detalhes mais polêmicos da crise. Este documentário é um lembrete de como o capitalismo pode dar errado e um alerta sobre os rumos da economia do país mais poderoso do mundo.
Amanda Knox
Produção original do Netflix lançado no ano passado, "Amanda Knox" narra a história de Knox, uma estudante intercambista americana na Itália acusada de assassinar uma de suas colegas de quarto. O caso policial ocorrido a cerca de 10 anos ganhou destaque na mídia e dividiu opiniões entre os que achavam Knox inocente ou culpada.
Terráqueos
Narrado por Joaquin Phoenix, este documentário vai te deixar querendo se tornar vegano. Ele explora a crueldade animal em vários ramos, mostrando como há sofrimento de animais nas várias áreas que dependem deles. Aviso: imagens fortes, muito fortes.
Eis os Delírios do Mundo Conectado
Dirigido pelo prestigiado cineasta alemão Werner Herzog, "Eis os Delírios do Mundo Conectado" explora o impacto da Internet e das tecnologias mais avançadas na sociedade, desde o começo da Internet até os centros de reabilitação modernos para viciados em Internet.