quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Shakespeare and Co.: A livraria mais famosa do mundo


  A livraria Shakespeare and Company, situada em Paris, é conhecida como a livraria mais famosa do mundo e é, pelo menos, uma delas. Fotos desta livraria podem ser vistas circulando pelas páginas do Pinterest e do Tumblr; mas além da sua fofura parisiense, ela carrega história e ainda se diferencia dos outros estabelecimentos.
  A história começa no ano de 1919, quando a americana Sylvia Beach, morando em Paris, decidiu abrir uma livraria, que também emprestava livros, para ser um centro da literatura anglo-saxônica (na época no endereço 8 rue Dupuytren, ela se mudaria após para 12 rue de l'Odéon no 6º arrondissement, onde a loja ficou famosa). Ela se tornou um ponto de encontro de escritores, então desconhecidos, que se tornariam muito celebres, como Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, James Joyce, Ezra Pound e Gertrude Stein- os escritores da "Geração Perdida". Beach incentivou muitos destes escritores, alguns que passavam por dificuldades na época; ela vendeu as primeiras cópias do primeiro livro de Hemingway, "Three stories and ten poems"(três histórias e dez poemas), e publicou o clássico "Ulisses" de James Joyce. A loja também é descrita no livro "Paris é uma festa" de Hemingway e vendia o livro "O amante de Lady Chatterley" de D.H. Lawrence, que havia sido banido nos Estados Unidos e no Reino Unido. 





"Eu gostaria de te mostrar quando você está só ou na escuridão a incrível luz do seu ser."

  Beach foi obrigada a fechar a livraria durante a Segunda Guerra Mundial, dizem os boatos que foi porque a vendedora de livros se recusou a vender um exemplar de um livro de James Joyce para um oficial alemão; ela nunca mais a reabriu. A história da Shakespeare and Co. continua, então, graças a uma livraria aberta por outro expatriado americano em Paris, George Whitman, em 1951. Localizada na 37 rue Bûcherie, bem de frente à Catedral de Notre Dame, ela se chamava "Le Mistral". Repetindo a história da livraria de Sylvia Beach, a loja logo passou a ser frequentada pelos jovens escritores do movimento Beat: os americanos Allen Ginsberg e William S. Burroughs, além de outros nomes como Julio Cortázar, Anaïs Nin, James Baldwin e Bertolt Brecht. Whitman fez amizade com Sylvia Beach e a admirava profundamente, ela, então, o deu os direitos do nome Shakespeare and Company e no ano de 1964, após a morte de Beach e no aniversário de 400 anos de William Shakespeare, a loja foi renomeada como Shakespeare and Company, existindo até hoje no mesmo endereço. No local da loja original funciona uma loja de roupas, mas há uma placa assinalando que lá foi o lugar onde Beach publicou "Ulisses".

                  "Em 1922, neste local, a srta. Sylvia Beach publicou "Ulisses" de James Joyce.

                                                                       Loja original.

  George Whitman descrevia sua livraria como "utopia socialista disfarçada de livraria" e chamava o nome da loja de "romance em três palavras". Atualmente há muitas razões para visitar- ou só admirar- a Shakespeare and Co., ela ainda possui um grande acervo, com livros raros, e tem sido uma parceira de escritores e artistas. Entre as várias estantes de livro existem pequenas camas, onde qualquer um pode dormir sem pagar, em troca de trabalhar na livraria por duas horas ao dia, ler um livro em um dia e escrever uma autobiografia de uma folha no final da sua estadia. Estima-se que 30.000 pessoas já tenham morado na livraria e algumas "autobiografias" conservadas chegam a ter 50 anos; logo após a entrada existe uma frase pintada em uma das paredes que diz: "Não seja inóspito com estranhos, pois eles podem ser anjos disfarçados."   




  Whitman faleceu em 2011 e sua filha, Sylvia Beach Whitman, é a dona da livraria atualmente e faz um trabalho admirável para fazer a Shakespeare and Co. ainda ser especial e continuar seu legado. A livraria é responsável por muitos eventos culturais, dando destaque a vários artistas, e já publicou muitos livros, inclusive sobre a história da livraria. Beach Whitman criou o festival literário FestivalandCo, no qual autores contemporâneos conhecidos, como a autora de "Persepólis" Marjane Satrapi, já participaram e nos últimos anos a loja apareceu nos filmes "Antes do Pôr do Sol" de Richard Linklater e "Meia-Noite em Paris" de Woody Allen. Ao visitar o site da loja (também é possível comprar livros virtualmente), você pode encontrar um podcast transmitindo os eventos que acontecem, assinar o newsletter ou ler o conteúdo do site e do blog e assim descobrir tudo o que acontece na livraria. A Shakespeare and Co. também tem uma página no Facebook e contas no Tumblr e no Instagram.

              Cenas de "Antes do Pôr do Sol" e "Meia-Noite em Paris" com a Shakespeare and Co.

  Não posso esconder que tive o enorme prazer de visitar a loja, o ambiente é super acolhedor (dá para entender porque alguém gostaria de dormir lá), há sempre pequenas coisas especiais pela loja- como um piano com uma placa incentivando os visitantes a tocá-lo, uma maquina de escrever que pode ser utilizada, um gato em uma das janelas e várias cadeiras ou pequenos sofás estilosos. Você também pode ter seu livro comprado na loja carimbado com o selo da marca; eu e minha mãe compramos "Vanity Fair's Proust Questionnaire" e "Artists, writers, thinkers, dreamers" de James Gulliver Hancock, ambas pedimos para que eles fossem carimbados. Poderia ser só mais uma livraria antiga, mas é um lugar com uma história belíssima de pessoas que se dedicaram às artes e à literatura, que teve a sorte de ter estado no caminho de tantos escritores geniais, onde vários artistas podem ir e que defende valores de sonhos e amor como pouquíssimos lugares que se possa encontrar (considerando que muitas pessoas que passaram por lá viraram heróis da literatura, talvez não seja tão absurdo acreditar em sonhos lá). É simplesmente mágico e como Henry Miller disse, é "um paraíso dos livros."





Shakespeare and Co. à noite, aparentemente o melhor horário para visitá-la, ela fica aberta até as 23h, uma raridade na França.



Bolsa que pode ser comprada como brinde.

Algumas fotos foram tiradas deste blog.