quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Filmes esperados.

  O ano de 2015 está chegando ao fim, mas os fãs de cinema ainda tem muito o que esperar deste final de ano e já antecipar de 2016. A temporada do Óscar já começou e ainda tem filme blockbuster querendo se garantir na lista de maiores bilheterias do ano (007, Star Wars e Jogos Vorazes). Então aqui vai uma lista de filmes para prestar atenção!

Star Wars: O Despertar da Força. Data de lançamento: 17/12.



  Esta semana saiu um aguardadíssimo trailer de Star Wars, que inicialmente foi anunciada como teaser, mas foi mesmo um trailer completo com direito a vários personagens e esclarecimentos da trama que deixaram os fãs muito empolgados! E com razão, pois o trailer é muito emocionante, até quem não é fã da saga consegue se empolgar para ver o filme. Apesar de Star Wars ser um marco na cultura pop, a nova franquia tem a responsabilidade de conquistar seguidores nas novas gerações, marcadas pelas franquias Harry Potter e Jogos Vorazes, então o primeiro episódio traz muita curiosidade para o que mais a aventura especial pode trazer às telonas.

Jogos Vorazes: A Esperança- O Final. Data de lançamento: 18/11.



  E por falar em Jogos Vorazes, o capítulo final da franquia já foi inclusive apontado por uma pesquisa como mais aguardado do que Star Wars: O Despertar da Força *, o que chegou como uma surpresa considerando a força, desculpe o trocadilho, que Star Wars sempre teve devido a sua enorme base de fãs. Este franquia pode se consagrar com o sucesso deste último filme como uma das grandes franquias do cinema, tanto em sucesso de público quanto de crítica, já que Jogos Vorazes (2012), Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) e Jogos Vorazes: A Esperança- Parte 1 (2014) foram todos bem recebidos pelo público e pela crítica.

A Garota Dinamarquesa. Data de lançamento: 25/02/16.



  Este é um filme que aquece as apostas para o Óscar. Com um diretor já premiado pela Academia, Tom Hooper, que venceu o prêmio em 2010 por "O Discurso do Rei" e um ator também já premiado, Eddie Redmayne, venceu este ano por "A Teoria de Tudo", é o tipo de história comovente que leva o público ao cinema e os votos da Academia. O filme conta a história de Lili Elbe, conhecida como a primeira transsexual que existiu, uma das personagens representadas na trama é a esposa de Lili,
Gerda Wegener, que a apoiou durante a transição e é interpretada pela atriz sueca Alicia Vikander. A atuação de Vikander, pela crítica especializada que já pode conferir o filme no Festival de Toronto e no Festival de Veneza, é o verdadeiro destaque do filme, apesar do também elogiado desempenho de Eddie Redmayne.

O Regresso. Data de lançamento: 04/02/2016.


  Novo filme de Alejandro G. Iñárritu, que venceu o Óscar este ano pela direção de Birdman, O Regresso promete o mesmo estilo contínuo e sem cortes do filme que premiou o diretor. Desta vez com mais ação, o filme conta a história verídica de Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) que vai tentar a sorte no Oeste dos Estados Unidos, mas acaba ferido e abandonado pelo seu parceiro interpretado por Tom Hardy. Filmado na Argentina, as atuações que exigiram muito fisicamente dos atores prometem um show de intensidade na tela.

Os 8 Odiados. Data de lançamento: 07/06/2016.



  Só de ouvir o nome Tarantino, os aficionados por cinema já ficam ansiosos. O novo filme do diretor vai ser um faroeste e tem no seu elenco Samuel L. Jackson, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh. O filme se passa durante uma nevasca que une os personagens e os envolve com caçadores de recompensa e outros criminosos. De Tarantino, sempre temos muito a aguardar.

007 Contra Spectre. Data de lançamento: 05/11.




  Sob fortes rumores de que esse é o último filme de Daniel Craig como Bond, o novo filme sobre o espião inglês está muito perto de sua estreia. Com a atitude inovadora de escalar Monica Bellucci aos seus 51 anos como bond girl, apesar de também contar com Léa Seydoux como reforço no filme, a franquia cinquentenária sempre conta com um bom desempenho de bilheteria. Mas não há nada garantido neste ano tão propício às grandes produções, o filme deve conta com Christoph Waltz para fazer um bom vilão e cenas de ação emocionantes para se garantir entre as maiores bilheterias do ano. O elenco também conta com Ralph Fiennes, Ben Whishaw e Andrew Scott.

Aliança do Crime. Data de lançamento: 12/11.



  Aliança do Crime é mais um filme de mafia, porém aposta no diferencial de ter Johnny Depp na atuação que vem sido considerada a sua melhor nos últimos anos. O filme conta a história verdadeira de Whitey Bulger, um notório criminoso americano irmão de um senador. Além de Depp, outros nomes do elenco são Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Dakota Johnson, Kevin Bacon, Peter Sarsgaard e Corey Stoll.

À Beira Mar. Data de lançamento: 03/12.





  Filme que reúne Angelina Jolie e Brad Pitt nas telas, após Sr. e Sra. Smith, que iniciou a relação dos dois há onze anos. Também é dirigido e escrito por Jolie, e foi descrito por ela como um projeto "muito pessoal", conta a história de um casal em crise que se hospeda em um hotel na França. Mélanie Laurent também está no filme.

Steve Jobs. Data de lançamento: 28/01/16.



  Nova cinebiografia sobre Steve Jobs, dirigida por Danny Boyle (Quem quer ser um milionário?) e escrita por Aaron Sorkin (A Rede Social, The Newsroom), promete ser um filme mais controverso do que Jobs (2013), devido ao estilo de Sorkin de escrever histórias sobre mentes brilhantes e conturbadas. Michael Fassbender interpreta o visionário americano, apesar de não ter nenhuma semelhança física com ele, vem sido elogiado pela crítica nos festivais em que o filme foi apresentado. Kate Winslet, Jeff Daniels e Seth Rogen também fazem parte do elenco.

Joy: O Nome do Sucesso. Data de lançamento: 21/01/16.


  Novo filme do David O. Russell com seus atores prediletos formando o elenco: Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro. Conta a história de superação de uma inventora que conciliou o desenvolvimento de sua carreira e ser mãe solteira. Um possível queridinho da Academia como vem sido os últimos filmes de Russell: O Lado Bom da Vida (2012) e Trapaça (2013).

Carol. Data de lançamento: 14/01/16.


  
  Estreando em Cannes este ano com grandes elogios as atuações de Cate Blanchett e Rooney Mara, o filme dirigido por Todd Haynes conta a história de amor entre a jovem Therese (Rooney Mara) e a elegante Carol (Cate Blanchett). Um filme de época com uma história bem moderna, e bastante cheiro de Óscar.






* Pesquisa publicada pela Variety: http://variety.com/2015/film/news/star-wars-the-force-awakens-hunger-games-mockingjay-box-office-1201600785/ 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

"A Travessia" e a incrível história de Philippe Petit



  
   Não tenho o costume de ler a crítica de um filme antes de assisti-lo, mas acabei espiando o título de uma crítica de "A Travessia" que descrevia o filme como "uma homenagem a um artista". Tive dificuldade em pensar em Philippe Petit, cuja a história eu conheci com o documentário "O Equilibrista", como artista. Minha definição de artista estava muito ligada às artes tradicionais, o pintor, o dançarino, o músico, o cineasta.. Algo que eu não admito com muito orgulho.
  A história de Philippe Petit contada no filme "A Travessia" (The Walk), dirigido por Robert Zemeckis (Náufrago, Forrest Gump) é a de um jovem equilibrista francês que sonha em "pendurar seu cabo" entre as duas torres do maior edifício de seu tempo, As Torres Gêmeas do World Trade Center. Interpretado por Joseph Gordon-Levitt falando ótimo francês e fazendo um ótimo sotaque francês nas cenas em inglês, sua atuação passa todo o entusiasmo insano de Philippe Petit, apesar do ator não ter nenhuma semelhança física com Petit.

                       À esquerda, Joseph Gordon-Levitt, à direita, o verdadeiro Philippe Petit.

  O 3D do filme pode parecer desnecessário em muitas cenas, mas nas cenas da famosa travessia adiciona muito ao sentimento de vertigem que o público sente. O feito de Petit é o tipo de história que nos provoca o mais profundamente, pois faz nós nos perguntarmos se seríamos capazes de algo que só pode ser chamado de belo, como os próprios personagens do filme descrevem, "perigoso, suicida, mas belo", sendo assim arte, não só arte, mas uma grande obra de um grande artista. A maioria de nós chega à conclusão que não teria coragem de fazer o mesmo, ou com certo orgulho despeitado, "ele é um louco, eu que zelo pela minha vida, não faria isso", ou com um pouco de decepção, que admito ser o meu caso. Como uma pessoa viciada em filmes, sempre gostei de imaginar que faria de tudo, ir para o espaço mesmo com o perigo de ficar vagando perdida como Sandra Bullock ou esquecida em Marte como Matt Damon até ir para a Faixa de Gaza em nome de alguma missão, mas olhando para Petit eu concluo: "eu não posso", nós não podemos, mas ele pode, e é isso que faz um artista.



              
          O verdadeiro Philippe Petit preso após a façanha como mostrado no filme.
 
                                            
A verdadeira travessia.

  Um ponto negativo do filme talvez seja uma romantização excessiva, que sendo uma história tão extraordinária não é problema em grande parte do filme, com exceção do final. Na vida real, Philippe Petit, Annie (Charlotte Le Bon) e seus cúmplices se separaram depois da travessia mais devido ao orgulho de Petit por ter se tornado uma espécie de celebridade instantânea do que por terem seguido seus próprios caminhos como é apresentado no filme. É um final realmente agradável, mas deixa de problematizar o fato de que, às vezes, um ato de grandeza não é seguido por um final feliz e harmônico.