domingo, 29 de novembro de 2015

"The Knick"


  "The Knick" é uma série do canal pago americano Cinemax transmitida no Brasil pelo canal pago Max, criada por Steven Soderbergh. A série narra o cotidiano do hospital Knickerbocker em Nova York no começo do século XX. O personagem principal interpretado por Clive Owen em ótima atuação, Dr. John Thackery, é um cirurgião brilhante que sempre contribui com os conhecimentos sobre medicina da época com descobertas e inovações, porém, é viciado em cocaína e ópio. Após o suicídio do diretor de cirurgia do hospital, Thackery é efetivado ao cargo e a diretoria do hospital força a contratação do cirurgião Algernon Edwards (Andre Holland) como vice-diretor de cirurgia, um médico extremamente qualificado mas que sofre discriminação racial por ser negro.
  A série ainda não tem um grande público no Brasil, mas é muito boa, as cenas em que os personagens executam cirurgias são incríveis, o enredo interessantíssimo apresentando as diferenças da época para os dias de hoje (os atrasos da medicina, o fato de que cocaína era usada como anestésico e heroína usado no tratamento de dependentes químicos (what?! (você leu certo))). Além de tudo, conta com ótimas atuações de Clive Owen, Andre Holland e Eve Hewson, que interpreta uma jovem enfermeira e na vida real é filha de Bono Vox! E uma parte técnica incrível, figurinos, cenários e fotografias maravilhosos, como toda produção de época que se preze.


  Outros personagens importantes para a história são os administradores do hospital, que procuram atender uma clientela rica e tentam manter a qualidade do hospital, é muito interessante de se ver questões de conflitos raciais e ética médica inseridas na história, quando Edwards chega no hospital composto por médicos e pacientes brancos, ele abre uma clínica clandestina no porão do hospital para atender pacientes negros e também para poder exercer a profissão de médico, já que não era bem aceito pelos pacientes e os outros médicos do hospital. No sétimo episódio da primeira temporada, as tensões raciais chegam ao seu ápice quando a morte de um policial branco em uma briga com um negro gera inúmeros ataques a negros que ao serem admitidos no knick geram um motim ao hospital. 

 
Dr. Algernon Edwards interpretado por Andre Holland.

Herman Barrow, interpretado por Jeremy Bobb, administrador do hospital, e Cornelia Robertson, interpretada por Juliet Rylance, diretora de bem-estar social do hospital.
  
  Quanto a ética médica, é de se supor que na época em que a série se passa não existia um consenso sobre o que era certo ou errado para um médico fazer (apesar de algumas escolhas tomadas pelos médicos da série serem obviamente erradas) e assim testes eram feitos em pacientes e cadáveres eram usados para experimentos científicos sem autorização dos familiares (é até uma espécie de mercado negro na série, a venda de cadáveres), inclusive um desses testes em pacientes resulta na morte do mesmo. Dentro das atividades convencionais para a época, os métodos são interessantíssimos de se observar, quando uma paciente procura uma cirurgia para reconstituir seu nariz o procedimento requer que seu braço fique atrelado ao seu rosto, já que a pele usada para o novo nariz vem do braço, a elaboração do rosto da atriz sem o nariz por CGI (imagem gerada por computador) também é muito bem feita, ficando bem crível. 




   Então, está produção ainda sub reconhecida já tem vários motivos para merecer a atenção dos fãs das séries de TV, por ser uma série médica e de época gerando um enredo original que acompanhado de uma produção feita com esmero a torna uma série imperdível! Curiosidade: os primeiros episódios da primeira e da segunda temporadas estão disponíveis com legenda e na íntegra no canal do Max no youtube. É o canal do link abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário