quinta-feira, 14 de abril de 2016

O que foi essa semana?! Os grandes lançamentos que deram as caras.

  Esta semana tivemos um gostinho de muitos dos próximos lançamentos deste ano. Foram quatro trailers de projetos muito antecipados, então vamos organizar nossas agendas para estas e outras produções que estão nos matando de ansiedade! 

Animais Fantásticos e Onde Habitam


  Após cinco anos, o universo de Harry Potter vai voltar às telonas. "Animais Fantásticos e Onde Habitam" é um livro de J.K. Rowling que se passa no universo de Harry Potter, mas teve muito menos hype do que os sete sobre a história do bruxinho mais famoso e "Os Contos de Beedle, o Bardo", que é um xodó dos fãs pela relevância que tem dentro da história de Harry Potter. "Animais Fantásticos" também aparece nos livros de Harry Potter, pois é um dos livros didáticos usado pelos estudantes em Hogwarts, então ele realmente é um livro informativo fictício (na vida real, pois na ficção é um livro informativo verdadeiro, claro). Já o filme, que teve seu roteiro escrito pela própria J.K. Rowling, terá uma trama com o personagem que escreveu o livro "Animais Fantásticos", ele se chama Newt Scamander (Eddie Redmayne) e vai a Nova York, no ano de 1926, com uma maleta cheia de criaturas mágicas que acabam fugindo, criando uma situação bastante complicada. O trailer que saiu esta semana foi o segundo trailer do filme, porém, ele mostra muito mais do filme do que o anterior, nós vemos Newt chegando em Nova York, ouvimos um pouco de sua história, inclusive com uma menção a Alvo Dumbledore, mais personagens aparecem, incluindo o do Colin Farrell, e vemos um pouco dessa Nova York bruxa dos anos 20 em que o filme vai se passar.




Game of Thrones - 6ª temporada



    É fácil dizer que esta é a temporada mais aguardada de "Game of Thrones". O final da quinta temporada deixou muitas dúvidas e o público se perguntando o que vai ser do futuro dos personagens. O trailer lançado esta semana já deu muitas dicas, o que deixou os fãs ainda mais curiosos, tem personagem morto que ninguém sabe se está morto mesmo, personagens que nunca tinham se conhecido se cruzando, personagem enrascado, personagem querendo se vingar e dragões, claro. Estreia dia 24 de abril.




Esquadrão Suicida


  Depois do segundo trailer ao som de "Bohemian Rhapsody" ter arrepiado, o terceiro trailer de "Esquadrão Suicida" vem sem parecer gratuito. O grupo de personagens ainda pouco conhecidos do grande público tinha o enredo de seu filme pouco claro (bem, até agora só sabemos que é uma missão suicida com vilões, então continua não sendo muita coisa) até este trailer mostrar mais cenas e um pouco mais dos personagens que nós só tínhamos visto rapidamente nos dois trailers anteriores, incluindo o Coringa do Jared Leto que está gerando muita expectativa e também um pouco mais do Batman, participação a qual ainda não se sabe muito como será. Só espero que não deixe o filme no padrão de "Batman vs. Superman", que na minha opinião seria..baixo. Estreia dia 4 de agosto.






Doutor Estranho

  
  O melhor sempre fica para o final! Não tem como negar que o trailer de "Doutor Estranho" foi o que causou mais fuzuê. Até então as fotos oficiais mostravam pouquíssimo e o novo herói da Marvel interpretado pelo queridíssimo Benedict Cumberbatch já começa a atender as expectativas em seu primeiro trailer. Cenas bem chocantes (para o estilo da Marvel) do acidente de Steven Strange, quase todos os seus personagens secundários relevantes aparecem, Rachel McAdams que interpretará o interesse amoroso do super-herói, Tilda Swinton como a(o) anciã(o) que guiará o Dr. Estranho na conquista de seus poderes, Chiwetel Ejiofor como Barão Mordo e Mads Mikkelsen aparece rapidamente como o vilão do qual ainda não se tem muita informação. E o mais impressionante do trailer é, sem dúvida, as cenas psicodélicas que nos mostraram um pouco dos poderes místicos do Dr. Estranho. Deu o que o povo queria, mas deixou um gostinho de quero mais, já estou no aguardo do segundo trailer. Estreia dia 3 de novembro.





O que mais nos aguarda em 2016

  "Capitão América: Guerra Civil" já está batendo às nossas portas com a sua estreia marcada para o dia 28 de abril, uma das apostas mais arriscadas dos estúdios Marvel teve boa recepção por parte dos críticos que já tiveram a chance de conferir o filme. "X-Men: Apocalipse" vai fechar uma trilogia que tem dado muito certo com as versões jovens dos mutantes e adicionará mais heróis para futuros filmes, além do vilão do título interpretado por Oscar Isaac, estreia dia 19 de maio. "Alice Através do Espelho", continuação da adaptação de sucesso de Tim Burton de 2010 vai adaptar a continuação pouco conhecida de Lewis Carroll, tem data de estreia no dia 26 de maio. "O Lar das Crianças Peculiares" será o novo filme de Tim Burton, que sempre agrada tanto crítica quanto público, em uma volta ao seu estilo mais excêntrico depois de "Olhos Grandes" (2014), sem data de estreia no Brasil. E, por último, "Assassin's Creed", adaptação do vídeo game com direção de Justin Kurzel, que volta a trabalhar com Michael Fassbender depois de "Macbeth", será uma das últimas estreias do ano, estreando dia 21 de dezembro nos EUA e sem data de estreia por aqui ainda, ou seja, talvez nem possamos conferi-lo este ano. O filme não tem trailer, só algumas fotos oficiais, então é o próximo trailer para se aguardar, de Shakespeare para uma adaptação de game, vamos ver o que a dupla Kurzel e Fassbender tem mais para nos oferecer.

                                                 Foto das filmagens de "Assassin's Creed".












sábado, 2 de abril de 2016

Filmes e séries fashionistas

  O cinema é considerado uma forma de arte muito complexa por unir diversos elementos (imagem e som, de forma generalizada), se tentarmos prestar atenção a todas as informações que um filme nos passa em todos os mínimos detalhes será necessário assistir ao mesmo filme mais de uma vez. Um desses elementos é a moda, algo que não comunica muito só no cinema, apesar de muitos a considerarem erroneamente algo fútil, ela marca época e não representa muito bem apenas os indivíduos, mas gerações inteiras. As séries, que sempre aproximam cada vez mais da qualidade do cinema, seguem a mesma lógica. Ok! Mas falando dos filmes e séries, alguns figurinos marcam pela beleza, influência na cultura pop e importância dentro do filme/série, aqui vai uma pequena seleção:

Maria Antonieta



  O filme dirigido por Sofia Coppola em 2006 estreou no Festival de Cannes daquele ano e foi vaiado. Isso mesmo. No famoso festival francês, as reações do público são um pouco intensas, e "Maria Antonieta" até hoje é um divisor de opiniões, alguns adoram, outros não. Mas os figurinos do filme talvez sejam a parte mais marcante junto do resto do design de produção. A estética de tons pastéis inspira os fãs do filme e representa um grande papel ao ilustrar o universo de luxo de Maria Antonieta (Kirsten Dunst) e sua personalidade ingênua, o rosa é muito presente e esta é uma cor muito ligada a ideia de inocência. A diretora Sofia Coppola não queria retratar realisticamente a moda da época utilizando estes tons nos figurinos, mas queria que eles estivessem em sintonia com a produção de arte do filme, gerando uma imagem muito uniforme. A sua estilista, a italiana Milena Canonero, ganhou o Óscar por seu trabalho neste filme, mais recentemente ela fez o figurino de "O Grande Hotel Budapeste" e por este filme também foi premiada com um Óscar.

                                                 O vestido de noiva de Maria Antonieta.



                                     Os objetos e os cenários têm o mesmo tom das roupas.

                                              E até as comidas obedecem a mesma regra!

As Patricinhas de Beverly Hills


  Eu já falei deste filme neste blog no post Filmes de adolescente, então eu vou me ater ao aspecto do figurino, pois ele é uma das razões para "As Patricinhas de Beverly Hills" ainda ser tão lembrado, sendo as saias xadrez usadas pelas personagens a peça de roupa mais marcante. Além de ter tido grande influência na moda dos anos 90, no enredo do filme, a moda ilustra as diferenças entre os personagens, dentro da hierarquia da escola e diferenciando a personagem principal, Cher (Alicia Silverstone), do seu par romântico Josh (Paul Rudd), ela, uma "patricinha fútil" e ele, um "universitário intelectual". Também marca a transição que a personagem Tai (Brittany Murphy) passa, de um estilo desleixado para o estilo das patricinhas.




Bonequinha de Luxo


  O clássico baseado no livro de Truman Capote talvez nos forneça a imagem mais memorável de Audrey Hepburn, estrela de tantos filmes nas décadas de 50 e 60. O figurino foi assinado por Hubert de Givenchy, que fez roupas sob encomenda para Hepburn em vários de seus filmes e na vida real, o vestido preto na cena de abertura se tornou um ícone definitivo do cinema e da moda, tendo sido leiloada na Christie's, em Londres, no ano de 2006 por 467.200 libras, o valor mais alto já pago pelo figurino de um filme. As joias e roupas folgadas usadas pela personagem de Hepburn estabeleceram o que era chique naquele começo de década de 60.

                            O famoso "pretinho básico" lançado em "Bonequinha de Luxo"


Vale a pena assistir a cena de abertura completa para captar a atmosfera de sofisticação passada pelo filme.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa


  O filme de 1977 dirigido por Woody Allen e que se tornou um dos mais famosos de sua filmografia lançou Diane Keaton para o estrelato. Antes de entregar a sua performance ganhadora do Óscar como a peculiar e carismática Annie Hall, Diane Keaton já tinha aparecido em "O Poderoso Chefão" e em outros filmes de Woody Allen, mas não tinha um nome reconhecido, o que mudou muito devidamente á imagem marcante de seu estilo bastante original em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". O estilo andrógino dos chapéus-cocos, blazers e gravatas virou fenômeno instantâneo entre as mulheres na década de 70 e até hoje o "Annie Hall look" é copiado e reverenciado no mundo da moda.


O Diabo Veste Prada



  "O Diabo Veste Prada" é, com certeza, o filme mais fashion deste post, a moda é quase um personagem por si só e é o tema central da trama. Os figurinos são mais exuberantes do que os dos outros filmes mencionados neste post, mas nunca é excessivo e sempre dá a ideia de mundo da moda que o filme quer passar. As roupas são de todas as marcas glamourosas que você possa pensar, Chanel, Prada, Saint Laurent.. e ver este desfile em uma história bem contada é um deleite para ambos os amantes da moda e do cinema.


Desejo e Reparação

,
  "Desejo e Reparação" é uma obra de arte como um todo, na muito humilde opinião desta que vos escreve. A fotografia é de arrepiar e os figurinos muito bem feitos, mas a razão dele ser uma menção obrigatória quando se fala de moda e cinema é o famoso vestido verde esmeralda usado por Keira Knightley no filme. Ele aumentou a venda de vestidos verdes e foi extremamente copiado por mulheres que queriam o mesmo ar de independência e sensualidade que tem no filme. Verdade seja dita, ele é a grande estrela do filme.




Downton Abbey



  Talvez o maior triunfo do figurino desta série seja o fato de ser o mais antigo deste post (a série se passa entre os anos de 1910 e 1920), mas ter conseguido inspirar a moda atual. A série hit britânica tem um design de produção de fazer o espectador babar, além da própria Downton, que é uma locação belíssima, os figurinos mudam com o passar do tempo no enredo, começando no estilo década de 1910 dos ainda vestidos longos e terminando na década de 20 das melindrosas e cabelos bem curtos estilo Chanel.

A personagem Lady Mary Crawley, interpretada por Michelle Dockery, é individualmente uma das personagens de séries com um dos estilos mais marcantes.
                                   
                                    

                                     

 

Mad Men



  Mais uma série de época que causou um "boom!" Na moda atual. Se passando durante a década de 60 ao longo de suas sete temporadas, a estética de "Mad Men" marcou de cara e repentinamente tornou a moda dos anos 60 a coisa mais "cool" que existia, daí passamos a ver os brechós como um celeiro fashion e a maquiagem com delineador de "gatinho" e o batom vermelho como tendências. Assim como "Downton Abbey", "Mad Men" também mostra uma mudança na forma de se vestir dos seus personagens, o estilo do começo da série ainda carrega a inocência da década 50 e com a aproximação da década de 70, a revolução sexual e o surgimento dos hippies é retratado nas vestimentas dos personagens, o que não tirou da série sessentista seu status de influenciadora da moda. É interessante perceber que, mais do que os outros títulos deste post, "Mad Men" influenciou bastante a moda masculina, tendo seu personagem principal, Don Draper (Jon Hamm), como ícone, com seus tradicionais ternos com abotoaduras e bolsos quadrados. Quem assina toda esta obra fashion, Janie Bryant, ainda criou um nome para si própria, colaborando com várias marcas e desenhando uma coleção totalmente inspirada nos anos 60 para a Banana Republic em 2011.






 As roupas bem mini da personagem Megan Calvet (Jessica Paré) estão muito associadas à revolução sexual da época.



                         Olha aí os óculos com armação tartaruga que estão tão na moda hoje!
            A barba grande do Stan Rizzo (Jay Ferguson) representa o espírito de rebeldia dos anos do rock'n'roll.





Sex and the City



  É impossível falar de moda na TV e não mencionar "Sex and the City". Carrie Bradshaw, personagem interpretada por Sarah Jessica Parker, que além de influenciar a moda é uma amante da moda ela própria, tem um dos estilos mais copiados até hoje pelas fashionistas mundo afora. Vou deixar que as fotos falem por si próprias: 








Gossip Girl


  Não podia se esperar menos da elite de Nova York do que roupas chiques e looks bastante elaborados, o estilo dos adolescentes ryccos de "Gossip Girl" ainda está muito fresco da cabeça d os espectadores e seu estilo ainda muito presente nas ruas, ou algo inspirado, já que nem todo mundo pode pagar por este estilo.