sábado, 2 de abril de 2016

Filmes e séries fashionistas

  O cinema é considerado uma forma de arte muito complexa por unir diversos elementos (imagem e som, de forma generalizada), se tentarmos prestar atenção a todas as informações que um filme nos passa em todos os mínimos detalhes será necessário assistir ao mesmo filme mais de uma vez. Um desses elementos é a moda, algo que não comunica muito só no cinema, apesar de muitos a considerarem erroneamente algo fútil, ela marca época e não representa muito bem apenas os indivíduos, mas gerações inteiras. As séries, que sempre aproximam cada vez mais da qualidade do cinema, seguem a mesma lógica. Ok! Mas falando dos filmes e séries, alguns figurinos marcam pela beleza, influência na cultura pop e importância dentro do filme/série, aqui vai uma pequena seleção:

Maria Antonieta



  O filme dirigido por Sofia Coppola em 2006 estreou no Festival de Cannes daquele ano e foi vaiado. Isso mesmo. No famoso festival francês, as reações do público são um pouco intensas, e "Maria Antonieta" até hoje é um divisor de opiniões, alguns adoram, outros não. Mas os figurinos do filme talvez sejam a parte mais marcante junto do resto do design de produção. A estética de tons pastéis inspira os fãs do filme e representa um grande papel ao ilustrar o universo de luxo de Maria Antonieta (Kirsten Dunst) e sua personalidade ingênua, o rosa é muito presente e esta é uma cor muito ligada a ideia de inocência. A diretora Sofia Coppola não queria retratar realisticamente a moda da época utilizando estes tons nos figurinos, mas queria que eles estivessem em sintonia com a produção de arte do filme, gerando uma imagem muito uniforme. A sua estilista, a italiana Milena Canonero, ganhou o Óscar por seu trabalho neste filme, mais recentemente ela fez o figurino de "O Grande Hotel Budapeste" e por este filme também foi premiada com um Óscar.

                                                 O vestido de noiva de Maria Antonieta.



                                     Os objetos e os cenários têm o mesmo tom das roupas.

                                              E até as comidas obedecem a mesma regra!

As Patricinhas de Beverly Hills


  Eu já falei deste filme neste blog no post Filmes de adolescente, então eu vou me ater ao aspecto do figurino, pois ele é uma das razões para "As Patricinhas de Beverly Hills" ainda ser tão lembrado, sendo as saias xadrez usadas pelas personagens a peça de roupa mais marcante. Além de ter tido grande influência na moda dos anos 90, no enredo do filme, a moda ilustra as diferenças entre os personagens, dentro da hierarquia da escola e diferenciando a personagem principal, Cher (Alicia Silverstone), do seu par romântico Josh (Paul Rudd), ela, uma "patricinha fútil" e ele, um "universitário intelectual". Também marca a transição que a personagem Tai (Brittany Murphy) passa, de um estilo desleixado para o estilo das patricinhas.




Bonequinha de Luxo


  O clássico baseado no livro de Truman Capote talvez nos forneça a imagem mais memorável de Audrey Hepburn, estrela de tantos filmes nas décadas de 50 e 60. O figurino foi assinado por Hubert de Givenchy, que fez roupas sob encomenda para Hepburn em vários de seus filmes e na vida real, o vestido preto na cena de abertura se tornou um ícone definitivo do cinema e da moda, tendo sido leiloada na Christie's, em Londres, no ano de 2006 por 467.200 libras, o valor mais alto já pago pelo figurino de um filme. As joias e roupas folgadas usadas pela personagem de Hepburn estabeleceram o que era chique naquele começo de década de 60.

                            O famoso "pretinho básico" lançado em "Bonequinha de Luxo"


Vale a pena assistir a cena de abertura completa para captar a atmosfera de sofisticação passada pelo filme.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa


  O filme de 1977 dirigido por Woody Allen e que se tornou um dos mais famosos de sua filmografia lançou Diane Keaton para o estrelato. Antes de entregar a sua performance ganhadora do Óscar como a peculiar e carismática Annie Hall, Diane Keaton já tinha aparecido em "O Poderoso Chefão" e em outros filmes de Woody Allen, mas não tinha um nome reconhecido, o que mudou muito devidamente á imagem marcante de seu estilo bastante original em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". O estilo andrógino dos chapéus-cocos, blazers e gravatas virou fenômeno instantâneo entre as mulheres na década de 70 e até hoje o "Annie Hall look" é copiado e reverenciado no mundo da moda.


O Diabo Veste Prada



  "O Diabo Veste Prada" é, com certeza, o filme mais fashion deste post, a moda é quase um personagem por si só e é o tema central da trama. Os figurinos são mais exuberantes do que os dos outros filmes mencionados neste post, mas nunca é excessivo e sempre dá a ideia de mundo da moda que o filme quer passar. As roupas são de todas as marcas glamourosas que você possa pensar, Chanel, Prada, Saint Laurent.. e ver este desfile em uma história bem contada é um deleite para ambos os amantes da moda e do cinema.


Desejo e Reparação

,
  "Desejo e Reparação" é uma obra de arte como um todo, na muito humilde opinião desta que vos escreve. A fotografia é de arrepiar e os figurinos muito bem feitos, mas a razão dele ser uma menção obrigatória quando se fala de moda e cinema é o famoso vestido verde esmeralda usado por Keira Knightley no filme. Ele aumentou a venda de vestidos verdes e foi extremamente copiado por mulheres que queriam o mesmo ar de independência e sensualidade que tem no filme. Verdade seja dita, ele é a grande estrela do filme.




Downton Abbey



  Talvez o maior triunfo do figurino desta série seja o fato de ser o mais antigo deste post (a série se passa entre os anos de 1910 e 1920), mas ter conseguido inspirar a moda atual. A série hit britânica tem um design de produção de fazer o espectador babar, além da própria Downton, que é uma locação belíssima, os figurinos mudam com o passar do tempo no enredo, começando no estilo década de 1910 dos ainda vestidos longos e terminando na década de 20 das melindrosas e cabelos bem curtos estilo Chanel.

A personagem Lady Mary Crawley, interpretada por Michelle Dockery, é individualmente uma das personagens de séries com um dos estilos mais marcantes.
                                   
                                    

                                     

 

Mad Men



  Mais uma série de época que causou um "boom!" Na moda atual. Se passando durante a década de 60 ao longo de suas sete temporadas, a estética de "Mad Men" marcou de cara e repentinamente tornou a moda dos anos 60 a coisa mais "cool" que existia, daí passamos a ver os brechós como um celeiro fashion e a maquiagem com delineador de "gatinho" e o batom vermelho como tendências. Assim como "Downton Abbey", "Mad Men" também mostra uma mudança na forma de se vestir dos seus personagens, o estilo do começo da série ainda carrega a inocência da década 50 e com a aproximação da década de 70, a revolução sexual e o surgimento dos hippies é retratado nas vestimentas dos personagens, o que não tirou da série sessentista seu status de influenciadora da moda. É interessante perceber que, mais do que os outros títulos deste post, "Mad Men" influenciou bastante a moda masculina, tendo seu personagem principal, Don Draper (Jon Hamm), como ícone, com seus tradicionais ternos com abotoaduras e bolsos quadrados. Quem assina toda esta obra fashion, Janie Bryant, ainda criou um nome para si própria, colaborando com várias marcas e desenhando uma coleção totalmente inspirada nos anos 60 para a Banana Republic em 2011.






 As roupas bem mini da personagem Megan Calvet (Jessica Paré) estão muito associadas à revolução sexual da época.



                         Olha aí os óculos com armação tartaruga que estão tão na moda hoje!
            A barba grande do Stan Rizzo (Jay Ferguson) representa o espírito de rebeldia dos anos do rock'n'roll.





Sex and the City



  É impossível falar de moda na TV e não mencionar "Sex and the City". Carrie Bradshaw, personagem interpretada por Sarah Jessica Parker, que além de influenciar a moda é uma amante da moda ela própria, tem um dos estilos mais copiados até hoje pelas fashionistas mundo afora. Vou deixar que as fotos falem por si próprias: 








Gossip Girl


  Não podia se esperar menos da elite de Nova York do que roupas chiques e looks bastante elaborados, o estilo dos adolescentes ryccos de "Gossip Girl" ainda está muito fresco da cabeça d os espectadores e seu estilo ainda muito presente nas ruas, ou algo inspirado, já que nem todo mundo pode pagar por este estilo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário